Estrangeiros preferem o Rio para turismo no Brasil, mas violência amedronta

Levantamento mostra que o Rio é o sétimo destino mais buscado por visitantes para o verão de 2025

Da redação

Como diz a música, o Rio de Janeiro continua lindo. Lindo e muito procurado por turistas. Este ano, a capital recebeu cerca de um milhão e meio de estrangeiros. É o segundo melhor desempenho desde 1990.

O empresário Thiago Iglesias é sócio de um hotel, em Copacabana, e viu as reservas aumentarem esse ano. Até março, a taxa de ocupação deve ficar acima de 90%.

“Neste período de janeiro a março, grande parte do nosso público é estrangeiro, turismo externo, porque, geralmente, o público brasileiro, turismo interno, costuma ser de março, abril em diante”, disse Thiago.

Um levantamento, feito por uma das maiores empresas de serviços de turismo do mundo, mostrou que o Rio está em sétimo lugar no ranking das cidades mais procuradas pelos visitantes para o verão de 2025. A busca pela cidade maravilhosa, no período entre janeiro e março, mais que dobrou na comparação com 2024.

O Rio ficou atrás de cidades como Dubai, Paris, Londres e Florianópolis, em Santa Catarina, mas desbancou destinos tradicionais como Bangkok, na Tailândia, e Barcelona, na Espanha.

O resultado poderia ser muito melhor, se não fosse pela violência. Um turista belga entrevistado pelo Jornal da Band contou que o medo quase o fez desistir de conhecer o Rio com as filhas.

“Muita gente não vem aqui por causa disso. Eu já tinha viajado todo mundo, mas foi sempre sobre aqui que falam: ‘Cuidado, cuidado, que está perigoso’”, lamentou o turista Antoine Houyet.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.