Estados Unidos ordena que funcionários do governo apaguem Tik Tok dos celulares

Apesar da decisão, o aplicativo segue sendo um dos mais populares no país

Por Eduardo Barão

Estados Unidos ordena que funcionários do governo apaguem Tik Tok dos celulares
REUTERS

Os Estados Unidos determinaram que todos os funcionários do governo apaguem o TikTok dos celulares oficiais de serviço. A decisão vem após a União Europeia e o Canadá ordenarem o mesmo para os funcionários. 

Esta é mais uma ação contra a rede social que tem gerado desconfiança em autoridades pelo mundo. A suspeita é que as informações coletadas pela Byte Dance - empresa responsável pela rede social - possam ser usadas pela China para fazer espionagem.

Mais da metade dos governos estaduais, algumas universidades e o próprio Congresso americano já haviam determinado a proibição do uso da rede social. Apesar da decisão do governo dos Estados Unidos, o TikTok continua sendo muito popular no país. Dois terços dos jovens americanos utilizam a plataforma por aqui. 

O governo de Pequim repudiou a restrição da Casa Branca, classificada como abuso de poder estatal. Vale lembrar que - na China - plataformas americanas como Facebook, Instagram, YouTube, e Twitter também são proibidas.

Em comunicado, o TikTok negou que o aplicativo seja usado para espionagem. E disse que a decisão da Casa Branca não afeta os 100 milhões de usuários que usam o aplicativo em celulares pessoais ou de empresas privadas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.