Erasmo Carlos teve carreira marcada por rocks dançantes e baladas românticas

Em 65 anos de carreira, Erasmo Carlos gravou sucessos que marcaram gerações. Só com o parceiro Roberto Carlos foram mais de 500 composições

Por Juliano Dip

Cantor, compositor e multi-instrumentista, Erasmo Carlos teve uma carreira marcada por rocks dançantes e baladas românticas.

Erasmo Esteves nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Com 16 anos, o adolescente fã de Elvis Presley, Bill Halley e Chuck Berry montou seu primeiro grupo vocal, ao lado de Tim Maia: The Sputniks, que depois acabou virando The Snakes. Ele também teve uma rápida passagem pela banda Renato e seus Blue Caps.

O nome Erasmo Carlos só veio depois, na carreira solo, em homenagem ao amigo Roberto Carlos e ao produtor Carlos Imperial. Um dos primeiros - e maiores sucessos da carreira - já estava presente nos primeiros compactos: o hit "Minha Fama de Mau" de 1964.

A música foi uma das primeiras composições da dupla Roberto e Erasmo. Uma parceria de sucesso que foi parar, inclusive, na televisão. Erasmo e Roberto apresentaram durante três anos o programa "jovem guarda" ao lado da "ternurinha" Wanderlea.

O espaço que hoje é palco de grandes músicas marcou a estreia de Roberto Erasmo e Wanderlea em São Paulo. Era no antigo teatro Paramout que aconteciam as gravações da jovem guarda, o programa televisão que virou movimento musical

Em 1971, o "Tremendão" deixou para trás os rocks adolescentes da jovem guarda e lançou "Carlos, Erasmo", disco considerado o primeiro de sua fase adulta. Outro destaque foi "banda dos contentes", álbum conceitual lançado em 1976.

Nos 65 anos de carreira, gravou pouco mais de 30 álbuns. Mas só com o Roberto Carlos, compôs mais de 500 músicas.

Erasmo também se arriscou nas telonas. Ele chegou a ganhar o prêmio APCA de melhor ator coadjuvante em 72 e teve a sua própria vida contada no cinema em "minha fama de mau", com Chay Suede no papel principal.

O músico tinha fama de pegador, mas sempre foi discreto na vida pessoal. teve três filhos com a primeira esposa Narinha, que morreu em 95. Um dos filhos morreu em 2014 em um acidente de carro. Atualmente, era casado com Fernanda Passos, 49 anos mais nova do que ele. 

Aos 81 anos, Erasmo Carlos não tinha deixado o rock and roll de lado. Aa semana passada, conquistou o quarto Grammy Latino com seu último trabalho, um disco de releituras com o sugestivo nome "O Futuro Pertence à Jovem Guarda".

Mais notícias

Carregar mais