Como você lida com a dor? Por mais desagradável que possa ser, a sensação é um sinal de que algo não está bem no nosso corpo. Este é o assunto da nova série especial do Jornal da Band, em estreia nesta quarta-feira (14), intitulada “Viver Sem Dor”.
A dor pode significar muitas coisas. Os especialistas dizem que jamais podemos ignorar uma dor de cabeça, por exemplo. É o caso da enxaqueca, aquela dor que faz a pessoa se sentir muito mal, a ponto de querer se trancar num quarto totalmente escuro. A psicóloga Fernanda Camarotta sabe muito bem o que é isso.
“Eu tive um diagnóstico muito cedo, aos oito anos. Mas até eu ter esse diagnóstico foi muito difícil”, relembrou a psicóloga.
Em meio a muitos exames e medicamentos que afetaram até a memória de Fernanda, a dor “incapacitante e perda de visão” persistiam.
A enxaqueca é para a vida, já que não tem cura. O jeito é saber lidar com as crises. Atualmente, Fernanda relata que passa por dois tratamentos alternativos, dos quais um deles é à base de cannabis medicinal.
“Hoje, eu faço dois tratamentos alternativos para a enxaqueca, com protocolos reconhecidos pela OMS. É o botox para enxaqueca e o uso da cannabis medicinal”, compartilhou a paciente.
Conceito de dor ampliado
A enxaqueca está no topo da lista das dores mais frequentes. No Brasil, a dor não é considerada uma especialidade médica. Antes, chegava a ser vista apenas como uma chateação de pacientes inquietos. Depois de quatro décadas, o conceito da sensação foi ampliado.
“É uma sensação complexa que nos avisa que algo está acontecendo de errado com o nosso organismo, que tem algum risco para nossa integridade física e/ou emocional”, explicou José Oswaldo de Oliveira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Médicos da Dor.
Dois tipos de dor
Há dois tipos de dor, a aguda, quando a sentimos por algum motivo, a exemplo de um paciente fraturado, com apendicite, herpes, enfim. E tem aquela crônica, que se mantém um período maior e pode durar anos.
Para fugir das dores, a maioria das pessoas se jogo no mundo dos medicamentos. Trata-se de um mercado gigante. A caixas coloridas, inclusive, têm a função de chamar mais atenção.
Para especialistas, um estilo de vida saudável implica em prevenir e até mesmo amenizar as dores. Então, é essencial comer bem e se alimentar a cada quatro horas, além de priorizar boas noites de sono. A postura ao sentar, andar e no trabalho também influenciam. Por fim, praticar atividade física regularmente.