O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou, nesta quinta-feira (2), um decreto que estabelece a gratuidade em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano de São Paulo, nos próximos dias 5 e 12 de novembro. A intenção é garantir o deslocamento dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos locais de prova, bem como o retorno para casa.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado e abrange todos os serviços de ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade, na capital e Grande São Paulo.
A gratuidade será concedida entre 9h e 21h nos dois dias de provas. Nos dois dias de aplicação do exame, o governo de São Paulo monitorará o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e no transporte sobre trilhos para avaliar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento dos testes.
Na capital, a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU será coordenada com a liberação das viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans, também das 9h às 21h nos dois dias do Enem, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.
No dia 31 de outubro, a prefeitura de São Paulo já havia anunciado a gratuidade nos ônibus municipais para os estudantes para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova nos dias 5 e 12 de novembro.
Assim como determinou o governo estadual, a isenção na tarifa municipal será das 9h às 21h de cada dia. Neste período, será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa. Também há a previsão de reforçar a frota, caso haja necessidade.