O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (2024) teve temas atuais, nível de dificuldade médio e queda no número de abstenções de estudantes. Segundo o Ministério da Educação, 73% dos mais de 4 milhões de inscritos compareceram ao primeiro dia.
Além disso, segundo as autoridades, houve abstenção de 26,6%, o que representa uma queda em relação a 2023, quando 28,1% dos inscritos que faltaram.
Entre os estudantes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram, um aumento de 36% em relação ao ano passado. Segundo o governo, um dos motivos foi o programa pé-de-meia: estudantes que fizeram as provas receberão uma parcela extra do incentivo, de R$ 200, em 2025.
Um estudante do Rio de Janeiro foi impedido de fazer o Enem depois de ter uma mochila com os documentos roubada por torcedores do Flamengo.
O Thierry, de 17 anos, se preparou para o exame. Horas antes da prova, teve uma mochila, que tinha o escudo do Fluminense, roubada por torcedores do Flamengo. Sem o RG, o estudante não conseguiu fazer a prova.
“Infelizmente não pude fazer a prova por causa de bobeira de time”, disse Thierry.
O pai dele levou uma cópia autenticada do documento, que não foi aceita. O estudante vai pedir a reaplicação do exame.
O Inep, responsável pelo Enem, disse que a cópia autenticada não é aceita para a realização das provas, e que questões como roubo não estão previstas no edital do Enem para a reaplicação do exame.