Subiu para 123 o número de mortos nas piores enchentes em mais de um século na Alemanha e na Bélgica. As chuvas também castigaram Luxemburgo e partes da Holanda, Suíça e França.
“Nem todos os heróis vestem capa”. É a legenda do vídeo que viralizou na internet com o resgate dramático de uma idosa na cidade de Verviers, na Bélgica (veja acima). Depois de escalar o muro e quebrar a parede, dois homens conseguem salvar a mulher, que já estava com a água na altura do tórax. Aquecida sob as cobertas, ela conseguiu enviar notícias à família.
Perto dali, o prefeito de outra cidade belga dava entrevista, quando a casa atrás dele começou a desabar.
Nos locais onde a água já recuou, a sexta-feira foi dia de limpeza.
No país mais atingido pelas enchentes, a Alemanha, equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar cerca de 1.300 desaparecidos.
O presidente alemão disse que ações urgentes contra o aquecimento global são necessárias, para evitar novas catástrofes como essa no futuro.
A tragédia das chuvas acontece dias depois de a União Europeia anunciar planos ambiciosos para reduzir, em menos de uma década, as emissões de gases do efeito estufa em 55% com relação aos níveis de 1990.