Empresas brasileiras registram mais de R$ 117 bilhões em dívidas em abril

Quase seis milhões de empreendimentos passaram o mês com contas negativas

Por Maiara Bastianello

Empresas registram inadimplência
Reprodução/Agência Brasil

O Brasil bateu recorde no número de empresas com dívidas neste ano. São mais de seis milhões e meio de empreendimentos negativados, segundo o Serasa Experian. A dívida chega a mais de R$ 117 bilhões no mês de abril e São Paulo é o estado com maior número de empresas devedoras nessa lista. 

Para o gerente de uma lanchonete, ser empresário “sem dívida é impossível hoje”. Eurandir de Souza chega a listar as razões para as dívidas: “três coisas: pandemia, preços dos alimentos e cliente inadimplente”. 

Serviços e comércio são os mais afetados pelas contas atrasadas. Renata Rosa, que administra um restaurante em São Paulo, fala do custo do alimento. “Um aumento recorrente, que a gente não consegue repassar ao consumidor. Então, cada vez a nossa margem de lucro fica menor”, explica. 

Além do encarecimento dos produtos, os juros altos e a inflação acima da meta contribuem para o resultado negativo. Micro e pequenas empresas são as mais inadimplentes, sendo 87% dos negativados. 

Carla Abreu tem uma loja de roupas infantis e já saiu das contas negativas. “Eu acho que eu tenho boleto de fornecedor todo dia pra pagar. Quando eu vejo que vou atrasar, eu entro em contato com ele, renegocio os boletos... e assim a gente vai indo”, afirma. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.