No supermercado, na hora da compra é bom ficar de olho nas embalagens: muitos produtos tiveram o tamanho reduzido, e ainda assim, acabaram ficando mais caros.
Quem está de olho nos preços notou uma diferença nos últimos tempos. Muitas embalagens parecem ter encolhido. Menos produto, mas com o mesmo valor de antes. O problema é que essa redução pode levar o consumidor ao erro.
As mudanças de tamanho não são proibidas, mas chamaram a atenção da Secretaria Nacional do Consumidor, que notificou grandes fabricantes a prestarem esclarecimentos.
“Toda e qualquer redução que houver deve ser bem explicitada nas embalagens. Não pode haver absolutamente nada que induza ou leve o consumidor ao erro”, explica Alexandre Ricco, advogado especialista em direito do consumidor.
Empresas que não informarem no rótulo a redução de quantidade pode ser multadas.
Também chama atenção nos mercados os produtos que têm duas versões de embalagens. Uma grande e uma pequena. Mas as versões menores não vêm com a redução de preço proporcional à quantidade.
Os fabricantes não são obrigados a cobrar o valor proporcional. Por isso, o jeito é calcular e ficar atento às informações dos rótulos.