Em viagem pela SpaceX, civis fazem caminhada no espaço pela primeira vez

A missão Polaris Dawn começou na terça-feira (10), com o lançamento da cápsula Dragon

Da redação

A missão Polaris Dawn começou na terça-feira (10), com o lançamento da cápsula Dragon. Quatro tripulantes estão a bordo. Nesta quarta (11), a cápsula atingiu a marca 1,4 mil metros de altura, o ponto mais longe da terra alcançado pelos humanos desde o programa Apolo, nos anos 1970.

Para os astronautas saírem no espaço a altitude foi reduzida para cerca de 700 quilômetros. No momento mais esperado, foi necessário fazer a descompressão da nave e abrir a cápsula, que ficou no vácuo.

O bilionário Jarred Isaacman, comandante da missão Polaris Dawn, foi o primeiro a sair.

Dono de uma empresa de pagamentos eletrônicos, Jarred financiou a missão e se tornou o primeiro não militar a flutuar no espaço. Ele ficou cerca de 10 minutos fora da cápsula, completamente fascinado com a vista.

O sucesso da missão Polaris pode ser um divisor de água, marcando uma nova etapa no turismo do espaço. Agora que a caminhada espacial foi concluída, a tripulação da Polaris Dawn passará mais alguns dias em órbita.

Um dos objetivos é testar novos trajes espaciais desenvolvidos pela SpaceX. A roupa tem um visor ante embaçante, uma camada externa resistente ao fogo e uma bota feita com o mesmo material usado em foguetes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais