Eficiência e sustentabilidade: Curitiba vence prêmio internacional

O prêmio avalia iniciativas em políticas públicas, conectividade e ações de modernização

Por João Marcelo

Referência em planejamento urbano, preservação ambiental e transporte público, agora, Curitiba também carrega agora o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo. 

O prêmio foi entregue ao prefeito da capital paranaense em Barcelona, na Espanha, durante o World Smart City Awards. 

"A igualdade de oportunidades pra todos, o acesso pleno à educação, as bibliotecas e os fablabs nas esquinas das escolas, o BRTs funcionando como um modelo de metrô de superfície que o mundo inteiro inveja”, disse o prefeito Rafael Greca. 

Esta é a quinta vez que Curitiba fica entre as seis cidades mais inteligentes do mundo. E este ano, venceu pela primeira vez, derrotando municípios de Portugal, Colômbia. Turquia, Filipinas e Reino Unido.

O prêmio avalia iniciativas em políticas públicas, conectividade e ações de modernização. É o caso do programa de saúde criado durante a pandemia para oferecer vídeo-consultas e teleatendimento. A proposta deu tão certo que foi aperfeiçoada e funciona até hoje. 

"E conseguimos perceber que o impacto do atendimento dessa central no nosso sistema de saúde. Naquilo que acontece na unidade básica, naquilo que acontece na unidade de pronto-atendimento", afirmou Beatriz Batistella, Secretária de Saúde.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.