Dono de empresa de criptomoedas irá responder por fraude e lavagem de dinheiro

Sam Bankman-Fried teria se apropriado de depósitos feitos por clientes da corretora FTX

Por Eduardo Barão

Sam Bankman-Fried deverá ser extraditado para os Estados Unidos após ser preso nas Bahamas. O fundador da corretora de criptomoedas FTX foi detido em um resort no país da América Central e é acusado de fraude e lavagem de dinheiro pela Justiça dos EUA. 

O prodígio do mercado de moedas digitais perdeu tudo após os lucros da FTX mudarem radicalmente em novembro. Um súbito pedido de falência foi feito no mês e índices de falta de liquidez fizeram com que os investidores tentassem sacar o patrimônio da corretora, que mostrava não ter condições para honrar pagamentos. 

Após dar calotes milionários nos clientes, Sam se refugiou em um resort nas Bahamas. Segundo investigadores, , Sam Bankman-Fried se apropriou indevidamente dos depósitos feitos pelos clientes da corretora. Ele teria usado o dinheiro para cobrir o rombo de um fundo privado, que ele usava para fazer investimentos. 

Além da prisão, a fortuna de 15 bilhões de dólares, hoje está na casa dos 600 mil dólares. Ou seja, antes, ele tinha mais de R$ 79 bilhões e hoje, na cotação atual, tem pouco mais de R$ 3 milhões. 

Antes dos problemas financeiros, a popular empresa chegou a contratar estrelas como astros do esporte Tom Brady e Stephen Curry, além da modelo Gisele Bündchen para estrelar comerciais da companhia. 

Assista na íntegra a edição desta terça-feira (13) do Jornal da Band:

Mais notícias

Carregar mais