Se depois do almoço sempre te dá aquele sono incontrolável, aquela vontade de nem voltar a trabalhar, você pode estar errando na escolha do que vai no prato.
A composição nutricional dos alimentos, a quantidade de alimentos ingeridos, a capacidade de digestão e, até mesmo, a hora em que você come são considerados gatilhos para a sonolência.
“Quando a gente come grandes quantidades, o sangue vai todo para nosso trato gastrointestinal para ajudar na digestão, faltando um pouco de sangue ali no sistema nervoso central. Isso causa um pouquinho de sonolência”, explica o nutrólogo Pedro Dal Bello.
Para evitar, fuja de comidas muito gordurosas, em especial as frituras. Prefira massas e arroz integrais. Evite também os açúcares e fique de olho: o bom e velho cafezinho depois da refeição pode, até, te manter acordado, mas está longe de ser uma opção nutritiva.
“Pode ter uma implicação de piorar a absorção de alguns nutrientes. o ideal é evitar esse café pós almoço e colocar esse café um pouco mais pra tarde”, completa Pedro Dal Bello.