São Paulo realizou hoje o dia 'D' de vacinação da segunda dose contra a covid. Em todo o estado, das mais de 400 mil pessoas que ainda não tinham completado a vacinação, cerca de 30 mil compareceram.
Só no estado de São Paulo, 420 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose contra covid-19. Para atrair esse público, cinco mil postos de saúde abriram hoje para o dia D de vacinação.
O objetivo é zerar a lista, o que não tem sido fácil. Em muitos casos, isso não é o suficiente.
As equipes dos postos têm buscado, uma a uma, cada pessoa que não retornou para a segunda dose. É um trabalho demorado, mas importante dentro do programa de imunização.
Sejam problemas de saúde, esquecimento, a dependência de outras pessoas, a falta de informação ou o desinteresse, são muitos os motivos para o atraso da vacinação. Em comum, todos enfrentam o perigo de não ter a imunização completa.
O governo estadual confirmou que 92.569 mil pessoas aproveitaram os postos de saúde abertos neste sábado para tomar a primeira dose. Elas deverão retornar aos postos dentro dos prazos indicados para cada imunizante (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz/AstraZeneca).