Pelo menos 10 pinguins foram soltos na quarta-feira (14) na região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, mais de 11 mil pinguins foram registrados no litoral brasileiro em 2022, mas alguns ficaram pelas praias após a temporada migratória.
Os 10 pinguins-de-magalhães passaram por tratamento veterinário e agora, após a estabilização do quadro, retornarão ao habitat natural, na Patagônia. A soltura foi realizada em alto-mar, respeitando condições de maré para retorno dos animais.
A equipe teve apoio logístico do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Paraty, do Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP), da Estação Ecológica de Tamoios (RJ) e da APA Cairuçu (RJ). Os pinguins foram resgatados nas praias praias de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio de Janeiro, Niterói e Maricá.
As aves foram reabilitadas no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Angra dos Reis e Araruama e na Unidade de Estabilização do Rio de Janeiro. Esta não é a única soltura de pinguins realizada em dezembro pelo PMP. No último dia 9, em Florianópolis, 18 pinguins retornaram ao oceano.
Dos 11 mil pinguins encontrados no litoral brasileiro, Santa Catarina é o estado com maior incidência, com 6887 pinguins encontrados; seguida de São Paulo, com 2562 animais e Paraná, com 1918 animais. No Rio de Janeiro foram registrados 76 pinguins.