Despoluição do Rio Sena vira prova de obstáculos para Jogos Olímpicos de Paris

A demora no processo pode levar ao cancelamento das provas realizadas no Rio

Por Sonia Blota

Despoluição do Rio Sena vira prova de obstáculos para Jogos Olímpicos de Paris
Reuters

Tornar o Rio Sena próprio para o nado é um sonho de décadas para a França. A demora no processo pode levar até ao cancelamento das provas que seriam realizadas lá. Para agilizar a limpeza a tempo dos jogos olímpicos em julho desse ano, o governo francês montou uma força tarefa.

A ideia é que o Sena estivesse limpo para receber as provas de triatlo e maratona aquática. Mas, a cem dias para o evento, as provas podem ser canceladas devido à má qualidade da água. 

Durante seis meses de coleta, amostras confirmaram que ainda há indícios de contaminação fecal o que pode prejudicar a saúde dos atletas. Ainda assim, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, acredita na realização das provas e chegou a afirmar que vai mergulhar no rio em junho com membros da organização dos jogos. O presidente francês, Emmanuel Macron, também prometeu preparar seu calção de banho. 

Em 1988, o ex-presidente francês Jacques Chirac, era prefeito de Paris e prometeu que nadaria no Rio Sena para mostrar que havia sido despoluído. Para a decepção geral da nação, Chirac amarelou. 

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia vinte e seis de julho. Até lá, os franceses aceleram na tentativa de entregar o Rio Sena limpo em condições de realizar as provas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.