No Brasil, pelo menos 30% da população é hipertensa. Estima-se também que 10% dos brasileiros sejam diabéticos e 50% estão com excesso de peso. Os números refletem algo que muitos já sabem, mas não seguem: manter hábitos alimentares saudáveis pode evitar grandes problemas, inclusive cardíacos.
A hipertensão, doença silenciosa, é causada principalmente pelo consumo alto de sal e açúcar. No corpo, o açúcar aumenta a pressão porque inibe a produção de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos.
A mãe da confeiteira Leila Aparecida tinha hipertensão e, pela predisposição genética, ela também tem. Há 11 anos ela controla a pressão alta com remédios e, quando se descuida na medicação e na alimentação, tem problemas.
"Eu sinto a nuca doer, tenho dor de cabeça. O sal é inimigo da hipertensão e o doce também. Tenho que tomar dois comprimidos por dia para me cuidar", diz.
Ter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde do coração, tanto para prevenção, quanto tratamento. Valéria Machado, nutricionista da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo afirma que não há alimentos proibidos, mas é preciso prestar atenção nas quantidades.
"A gente precisa ter atenção alguns grupos alimentares, tomar bastante cuidado no consumo dos alimentos embutidos por conta da quantidade de gordura, de sal, de açúcar. Então a gente tem que ter um pouco de atenção para esses alimentos", diz.
Valéria indica que o melhor é ter equilíbrio. "A gente precisa consumir frutas, legumes, verduras, diminuir o consumo dos alimentos industrializados e variar na quantidade das carnes durante a semana, então sempre variar entre carne, frango, peixe, ovos e é aquela velha história: 'vamos desembalar menos e descascar mais'", diz.
É preciso ter atenção com alimentos que até parecem saudáveis, mas são péssimos para a saúde. "Esses que vem escrito vegetariano, têm coisas que seduzes, essas caixinhas, a gente tem que tomar muito cuidado, porque para conservação é utilizado muito a gordura, muito sal para conservação ali desse alimento", comenta.