A fenilefrina, ingrediente presente em medicamentos para alergias e resfriados, foi considerado ineficaz pela Food and Drug Administration, a FDA, dos Estados Unidos. O comitê indicou que substância se torna ineficaz quando colocada em comprimidos, cápsulas e xaropes.
Segundo o comitê, depois da digestão, a fenilefrina chega em quantidade insuficiente para combater o problema na região nasal. Na versão spray a substância funciona, porque o jato vai direto ao nariz.
A Anvisa, agência reguladora como a FDA, informou que não tem elementos para concordar com os norte-americanos. Apesar disso, o órgão afirmou que o anúncio é um importante alerta.
Nem todos os antigripais têm fenilefrina na composição. Alguns usam outros tipos de descongestionante, Uma opção par ao consumidor temeroso com a situação é pedir remédios sem fenilefrina.
A associação brasileira que representa a indústria farmacêutica diz que acompanha os desdobramentos do caso, e que todos os antigripais são seguros. “Ele não vai causar problema, pode tomar, mas pode ser que não funcione com a congestão nasal”, explica Rui Dammenhain, especialista em vigilância sanitária.