Exclusivo: autoridades descobrem nova rota do tráfico de armas para o Brasil

Reportagem do Jornal da Band mostra que facções brasileiras estão usando o Chile trazer armas dos EUA

Rodrigo Hidalgo, do Jornal da Band

Reportagem exclusiva do Jornal da Band mostra uma nova rota usada por criminosos para o envio de armas pesadas dos Estados Unidos para o Brasil. O caminho passa pelo Chile e pelo Paraguai até chegar nas mãos de criminosos brasileiros.

As armas usadas pelas facções criminosas na violenta região da fronteira do Brasil com o Paraguai aparecem em todo tipo de situação. Desde execuções até a comemoração de jogos amadores.

São centenas de fuzis, que costumam vir escondidos em aviões e cargas dos Estados Unidos para o Paraguai. De lá, são repassados para traficantes brasileiros. Contudo, agora esse caminho está mudando.

Autoridades sul-americanas descobriram uma nova rota do tráfico de armas. Para não chamar a atenção, o crime organizado brasileiro estaria usando um esquema de envio de fuzis dos dos EUA por meio de um país que não tem grandes facções criminosas: o Chile.

Nas duas últimas semanas, duas apreensões chamaram a atenção das autoridades no continente. Agentes paraguaios encontraram cinco fuzis russos modelo AK-47 dentro de um carro, em um carregamento que vinha do Chile. Depois desse alerta, fiscais encontraram em um porto chileno 30 fuzis americanos desmontados, também dentro de dois carros.

A Polícia Federal, que trabalha em conjunto com as autoridades paraguaias e chilenas, investiga se parte do armamento seria encaminhado ao crime organizado brasileiro, como o Comando Vermelho e o PCC.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.