Denúncias de violência doméstica pelo disque 180 aumentam mais de 33% no Brasil

Telefone encaminha vítimas e denunciantes a serviços de apoio, mas autoridades recomendam acionar a polícia em caso de emergência, pelo 190

Da redação

As denúncias de violência contra a mulher feitas pelo disque 180 aumentaram no Brasil no último ano. Apenas o serviço, que atende em todo o país, recebeu 84 mil denúncias do tipo, 33,5% a mais do que no mesmo período em 2023. 

Entre as denúncias realizadas, 2.432 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto em 1.696 o denunciante foi uma terceira pessoa. A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas.

Pelo 180, serviço do Ministério das Mulheres, é feito o encaminhamento das vítimas e de denunciantes anônimos a serviços de apoio. Mas, em caso de emergência, é recomendado pelas autoridades a acionarem a polícia, indo a uma delegacia ou ligando para a Polícia Militar pelo 190. 

Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180, afirma que o objetivo é ampliar o serviço para vítimas de violência. "Nosso esforço é para a denúncia chegar às autoridades e serviços locais em até 48 horas", diz. 
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais