Demônios da Garoa nasceu na Rádio Bandeirantes há 80 anos; conheça história

Banda é a mais antiga da América Latina e segue em atividade desde 1943

Por Giba Smaniotto

A história do lendário grupo de samba Demônios da Garoa, que completou 80 anos em 2023, começou justamente na Rádio Bandeirantes. A banda, a mais antiga da América Latina, tinha outro nome antes de passar pelos estúdios da rádio em um programa de calouros. 

O grupo nasceu no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, formado por garotos de 13, 14 anos, como ‘Grupo do Luar’. De repente, os jovens resolveram participar de um programa de calouros na Rádio Bandeirantes e venceram em primeiro lugar. 

E foi na rádio que nasceu a ideia de mudar o nome, para ficar mais radiofônico. Em um concurso, um dos ouvintes sugeriu ‘demônios’, já que o locutor da rádio chamava eles de ‘os endiabrados’. Já ‘da garoa’ por São Paulo ser considerada a ‘Terra da Garoa’. 

Na formação atual, estão os músicos Everson, Ricardinho, Sérgio e Dedé. Ricardinho é neto e Sérgio, filho de Arnaldo Rosa, fundador da banda. Desde sempre o grupo cantou particularidades da cultura paulistana, ainda mais com letras de Adoniram Barbosa. 

A palavra que define o grupo é perseverança, porque o Demônios da Garoa está aí perseverando há 80 anos, levando alegria, história e o cotidiano de São Paulo, do brasileiro. Para nossa felicidade, mudam os integrantes, mas a essência se mantém, diz Ricardinho. 

O mais legal é que eles interpretam as músicas de Adoniram Barbosa com um jeito especial. “Quando ele trouxe as músicas, não existia o estilo gaiato, os ‘quais quais quais’, os erros propositais do português. Isso nasceu do meu avô”, pontua Ricardinho. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.