Viralizadas nas redes sociais, vídeos disfarçados de dicas e receitas caseiras vem se multiplicando na internet. Entre elas, estão as dicas furadas de estética, como passar mel, açúcar, gelo e até limão na pele, sem nenhuma comprovação científica.
Malu Vieira, de 19 anos, resolveu acreditar na dica de uma influenciadora que, sem conhecimento médico, sugeriu passar alho no rosto para secar espinhas. O resultado? Malu teve uma queimadura química e ficou com a pele manchada. "Inserir
Nas redes, há até quem defenda usar o limão para clarear a pele e a textura, sugerindo até para a flacidez do bumbum. Mas a realidade é que o limão é extremamente perigoso para a pele. Em contato com o sol, o limão produz queimaduras graves e perigosas.
As dicas, passadas por quem está do lado de lá do celular não tem comprovação. Passar as informações, além de irresponsável, pode ser prejudicial para quem está do lado de cá, assistindo. As receitas, que prometem grandes resultados apresentam risco à saúde.
A dica mais simples é procurar um especialista antes de usar qualquer produto ou receita caseira, como indica o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jade Cury. "Quer fazer um skincare? Não faça com o TikTok, quem faz é o dermatologista, que estudou vários anos para poder cuidar bem da pele", diz.
O erro, para Jade Cury, é confiar que por ser natural, fará efeito. "Várias receitas envolvem plantas, frutas e substâncias, alimentos misturados, é o grande erro. Qualquer receita caseria não foi testada, e da maneira que um faz, não necessariamente a sua sairá igual, então sempre envolve risco", diz.