Das peças aos chips para I.A : como Nvidia virou a empresa mais valiosa do mundo

Valor de mercado da gigante da computação hoje é de US$ 3,3 trilhões, ultrapassando a Microsoft

Conhecida principalmente no mundo dos jogos, a Nvidia se tornou nesta semana a empresa mais valiosa do mundo. Com valor de mercado de US$ 3,3 trilhões, a empresa que antes fazia apenas peças de computador de jogos, hoje ultrapassa a Microsoft e é uma das principais no ramo da Inteligência Artificial. 

Famosa pelo nível de qualidade gráfica que entrega, a Nvidia enriqueceu e dominou o mercado dos games, mas o verdadeiro boom chegou com a I.A. Usando o conhecimento de chips gráficos — perfeitos para cálculos complexos — a Nvidia passou a fabricar processadores superavançados e especializados. Além disso, usava um tipo de computação fundamental para o funcionamento de qualquer I.A. 

Com o crescimento do uso da inteligência artificial nos mais variados setores e a demanda crescendo sem parar, a empresa se tornou a principal fornecedora do setor, respondendo por mais de 80% de todos os chips usados em IA no mundo. O resultado? Em um ano, o valor de mercado mais que triplicou. 

Outra razão para o aumento do valor de mercado é o principal produto da Nvidia, o H100. Ele é de longe o microchip mais demandado do setor e custa dezenas de milhares de dólares por unidade. Segundo a empresa especializada TrendForce, o ChatGPT requer cerca de 30 mil GPUs para funcionar.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.