Febre nas compras feitas por internet, os cupons de descontos e o cashback fizeram os clientes economizarem R$ 80 milhões em 2021. A Fernanda Sartori, coordenadora de marketing, diz que sempre dá preferência a estabelecimentos onde pode usar os benefícios.
E ela usa vários aplicativos para monitorar os cupons de ofertas. Em cinco meses, em apenas um aplicativo de comida, a economia chegou a R$ 2 mil. Aliado a isso, tem o famoso cashback – sistema que devolve parte do dinheiro da compra ao consumidor. Juntos, ambos movimentaram R$ 10 bilhões em vendas no e-commerce no ano passado.
É pela internet que as ofertas chegam. Por isso, o aumento das vendas on-line, nos últimos anos, puxa esse mercado. Os descontos são, em média, de 5% a 20%, vantagem para o consumidor e comércio, pois a medida atrai mais clientes.
“A gente tenta ser um pouco mais conservador, mas é um mercado que está bem aquecido. Todo ano tem quase dobrado. Eu esperaria uma coisa de 50% a 80% de crescimento [dos cupons e cashback]”, analisou Ivan Zerende, diretor de marketing.
Os cupons e o cashback rendem dinheiro para as empresas pelo volume de vendas gerado. Por isso, quanto mais os benefícios são divulgados, mais chances têm de atrair clientes.