Cristo Redentor é a mais famosa atração do Parque Nacional da Tijuca

A ideia de construir um monumento religioso no alto do morro do corcovado surgiu em 1859 com o padre francês Pierre Marie Boss

Da redação

Ele é a cara do Brasil. E desde 2007, é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. A maioria das pessoas que visitam o parque nacional da tijuca vem para cá por causa dele: o Cristo Redentor.

Mas quem está debaixo dos braços do cristo, nem imagina o que acontece lá dentro. O morador do monumento mais brasileiro que existe é argentino! 

O Pablo é restaurador de bens culturais e mora numa casa que fica logo abaixo do braço esquerdo do cristo. A principal função do Pablo é monitorar o clima e reparar a estrutura.

 “Tem várias questões assim, tem que ser muito amigo do tempo, entendeu? Aqui você vai para quando tem muitos dias de chuva, quando tem dia de sol forte, muitas nuvens. Aqui você passa a ser como um fator determinante para saber como o tempo vai estar”, afirmou Pablo Cardoso, restaurador de bens culturais. 

Sabe aquela história de que um raio nunca cai no mesmo lugar? Bem, com o Cristo não é bem assim. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o monumento é atingido por pelo menos seis raios por ano! 

“O Morro do Corcovado ele está a 700 metros de altura e ele tem a propriedade assim de que é uma pedra metálica, onde eles chamam. O cristo é como um para raios gigante”, explicou o restaurador.

 Subir o Cristo Redentor é uma aventura. São 118 degraus.  No trajeto, curiosidades que pouca gente sabe. 

“Está vendo essas janelinhas? São para filtrar o ar para não comprometer a estrutura. No oitavo andar, é onde a gente tem a amarração mais forte das mãos francesas invertidas, ancoradas na mão inglesa porque faz o suporte do peso, são muitas toneladas, é uma distribuição de peso muito grande”, contou.

 A ideia de construir um monumento religioso no alto do morro do corcovado surgiu em 1859 com o padre francês Pierre Marie Boss. Em 1921, a proposta foi retomada.

O projeto vencedor foi do engenheiro Heitor da Silva e Costa. O pedestal foi instalado a 709 metros acima do nível do mar para sustentar o cristo, de 30 metros. Ele é feito de concreto armado, revestido por pedra sabão. 

Nossa equipe foi ao nono andar, o local onde está o coração do cristo. A única parte da escultura que se projeta para o lado de dentro.

Muitos degraus depois, nossa equipe alcança o ponto que pouca gente teve o privilégio de estar: os braços do cristo redentor. Uma emoção indescritível. Estar diante de uma das sete maravilhas do mundo moderno é uma experiência para ficar para sempre na memória. 

Mais notícias

Carregar mais