Nove criminosos ligados ao PCC construíram um túnel para fugir de um presídio do Paraguai. A polícia do país usou helicóptero e fez bloqueio em estradas para recapturar sete dos nove detentos.
A facção criminosa brasileira segue em expansão no país vizinho por causa do narcotráfico. Sacos com a terra retirada para cavar o túnel foram encontrados nas celas. Os detentos ainda abriram um buraco no alambrado perto da muralha para poder escapar. Entre os foragidos estão bandidos que cometeram crimes como sequestro, homicídio, estupro, roubo e tráfico.
O mais perigoso deles acabou localizado horas depois. Freddy González liderou o massacre de 10 presos que ocorreu em outra cadeia paraguaia em 2019 envolvendo detentos do PCC e de uma facção rival, o clã Rotela.
Condenado por roubo, José Carlos de Almeida, o único brasileiro entre os presos que fugiram, também acabou recapturado.
O Ministério da Justiça do Paraguai ordenou a intervenção do presídio e a demissão do diretor, já que há a suspeita de conivência de funcionários. De acordo com o órgão existem hoje 1027 integrantes do PCC em seis penitenciárias paraguaias.