Cresce o número de crianças em abrigos públicos de SP

Casos de abusos e agressões também aumentaram na pandemia

Da redação

Uma reportagem exclusiva da Rádio Bandeirantes e do Jornal da Band trouxe uma conclusão preocupante: que o número de crianças em abrigos públicos no estado de São Paulo quase dobrou em dois anos.

A infância é a fase mais importante da vida, é quando a criança desenvolve habilidades, reconhece o mundo à sua volta e aprende a se comunicar. A história mostra que os adultos nem sempre valorizaram a infância. Muitas vezes, as crianças tiveram seu papel na sociedade colocado de lado. Para incluí-las, é preciso investigar e proteger as novas realidades familiares, com o objetivo de atingir o desenvolvimento integral da pessoa humana, em todas as fases do ciclo da vida.

"Nós temos a primeira infância, que vai dos 0 aos 2 anos de idade, onde a criança faz as conexões cerebrais mais importantes. Em dois anos ela consegue passar de uma pessoa que não anda e não fala a ter todos esses atributos", diz Suzy Camacho, psicóloga infantil.

Dos 2 aos 9 anos, a criança imita o comportamento dos adultos, por isso, é importante um lar seguro que ofereça cuidados. Entretanto, muitas vezes, é no ambiente familiar - que deveria oferecer proteção - onde acontecem abusos e agressões, e os casos aumentaram durante a pandemia.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.