"Casas de lego": construção modular cresce no Brasil

Módulos saem prontos até o canteiro de obras, onde só é preciso encaixá-los

Da Redação, com Jornal da Band

Sem tijolo, nem cimento: um tipo de construção mais rápido está ganhando espaço no Brasil.

A brincadeira de criança agora faz parte da construção civil. Esta fábrica em Tubarão, Santa Catarina, se especializou em legos da vida real à base de aço.

“Tu não utiliza nem agua para curar o concreto. Você pega peças já prontas, tu corta, parafusa e faz a estrutura. As paredes deixam de ser tijolos para ser painéis”, explicou o empresário Ricardo Mateus.

Os módulos saem prontos até o canteiro de obras, onde só é preciso encaixá-los. Um prédio de 8 andares foi erguido em 100 dias, enquanto no modelo tradicional levaria 30 meses.

Essa tecnologia permitiu também ampliar um hospital no Distrito Federal, com mais de 100 leitos, em 35 dias.

A construção com cimento e tijolo ainda domina a construção civil e é mais barata. Mas a previsão é que o método modular para empreendimentos no geral ganhe espaço e a custos mais baixos nos próximos anos.

“Nos países desenvolvidos, basicamente só existe a construção modular e que estão agora no Brasil, se tornando também uma opção interessante. É uma tendência irreversível”, prevê o professor de engenharia civil Valdemir Almenara.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.