A CPI que investiga a invasão do Congresso americano no ano passado decidiu intimar o ex-presidente Donald Trump para depor.
Considerado personagem central, o republicano deverá explicar as ações tomadas por ele naquele dia, considerado o maior ataque recente a democracia americana. Parlamentares entendem que Trump agiu de forma deliberada para insuflar seus apoiadores.
Imagens inéditas do dia da invasão foram divulgadas e mostram a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e outros parlamentares apavorados com a ação dos apoiadores do ex-presidente.
Nancy ligou para o vice-presidente, Mike Pence, e o governador da Virgínia, Ralph Northam, pedindo ajuda militar e de policiais para acabar com o conflito.
Não está claro se Donald Trump vai aceitar a determinação ou se vai questioná-la na justiça. Caso ele não compareça, pode até acabar na prisão por descumprimento da intimação.
Donald Trump usou uma rede social para desdenhar do comitê dizendo que os parlamentares não têm autoridade para investigá-lo
Além da invasão ao congresso, o ex-presidente está sendo processado pela procuradoria de Nova Iorque por crimes envolvendo fraudes fiscais nas empresas dele.
Ele também é alvo de uma investigação conduzida pelo FBI após agentes encontrarem documentos secretos do governo na mansão de Trump na Flórida.