Quase metade das pessoas que podem receber a quarta dose contra a covid ainda não se vacinaram. As doses estão à espera dos atrasados. Cerca de 30 milhões de brasileiros aptos a receber a quarta dose da vacina contra covid ainda não se imunizaram. Isso equivale a 46% por cento do público que tem direito ao reforço.
O Ministério da Saúde recomenda a quarta dose para quem tem mais de 40 anos, mas cada prefeitura tem liberdade para imunizar pessoas mais jovens, abaixo desse limite. Em São Paulo, por exemplo, a quarta dose está disponível para toda população acima de 18 anos. O intervalo entre a terceira e quarta dose deve ser de pelo menos quatro meses.
Enquanto a busca pela vacina cai, as hospitalizações sobem. No estado de São Paulo, as internações por covid aumentaram 40% na segunda quinzena de outubro.
Na capital paulista, o número de novos casos triplicou nesse período, mas segue muito abaixo do registrado no pico da pandemia. Virginia tomou a quarta dose assim que liberou.
A quinta dose está disponível, por enquanto, apenas para imunossuprimidos. As autoridades na área da saúde ainda não sinalizaram se esse novo reforço será ampliado para a população.