Coqueluche tem alta de quase 800% no Brasil em 2024

Desde o início do ano, 10 pessoas morreram por causa da doença

Da redação

Imagem ilustrativa de vírus
Pixabay

A coqueluche é uma doença transmitida pelo ar e pode ser muito grave em crianças pequenas, sendo caracterizada por uma tosse profunda. A afirmação é de Melissa Valentini, infectologista, em entrevista ao Jornal da Band.

Nesta semana, Belo Horizonte registrou a primeira morte por coqueluche em 2024. Trata-se de um bebê, de apenas um mês de idade, que morreu em um hospital público da cidade. Só neste ano, foram registrados 160 casos da doença na capital mineira. Já nos dois anos anteriores, não houve diagnósticos

A preocupação também é grande em outras regiões do Brasil. Neste ano, foram registrados cerca de 2 mil casos, uma alta de quase 800% em relação ao ano passado. É o maior número de diagnósticos desde 2018. Desde o início do ano, 10 pessoas morreram por causa da doença.

Segundo a especialista, a queda na imunização é o principal motivo pelo aumento dos casos. 

"A gente tem a vacinação rotineira das crianças no primeiro ano de vida, com reforço aos 5 anos, e as gestantes, e temos que vacinar também as pessoas que têm contato próximo com os recém-nascidos e com as gestantes, então a equipe hospitalar que quer se vacinar… o importante é a vacinação, que salva vidas", disse a infectologista. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.