O último rascunho da COP 28 foi publicado com ações para que os países diminuam as emissões dos gases de efeito estufa. Porém, não há referência direta a uma eliminação gradual dos combustíveis fósseis, como muitos defendiam, inclusive o Brasil.
Para o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, é preciso chegar a um acordo para a redução dessas emissões, mesmo que os países avancem em ritmos diferentes.
A delegação do Brasil continua em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Um fórum dentro da COP 28 sobre o agronegócio mostrou a importância da sustentabilidade, dos empregos verdes e da descarbonização.
“Principalmente, a partir da crescente adoção por parte dos produtores rurais brasileiros de tecnologias sustentáveis na produção de alimentos, na adoção de boas práticas agropecuárias sustentáveis”, disse Muni Lourenço, da Comissão Nacional do Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA)
Nesta segunda-feira (11), a ONU decidiu que a COP 29, ano que vem, será em Baku, capital do Azerbaijão, ocasião em que oficializou a COP 30, em 2025, em Belém, no Pará.