No terceiro episódio da série do Jornal da Band viajando por Portugal pelos livros de José Saramago, a produção desembarca em Óbidos, vila do distrito de Leiria, que reinventou a forma de fazer turismo. O local, que quer dizer ‘cidade fortificada’, é cheio de história.
A reportagem, baseada no livro “Viagem a Portugal”, de Saramago, começa o passeio pela vila que para o autor, “é um pouco a menina de tempo antigo que foi ao baile e espera que a venham buscar para dançar”. A vila transformou-se com os anos. Além das famosas livrarias, há restaurantes e hotéis que compõem a paisagem de Óbidos.
Todos os caminhos pelas ruas de pedras, todos mesmo, levam aos livros, até mesmo onde não se imagina. Em uma loja de conservas, o proprietário resolveu decorar o local com livros que tinha em casa, para o local parecer uma biblioteca.
Na parte mais alta de Óbidos há um castelo, considerado uma das sete maravilhas de Portugal. Ao lado, há a igreja de Santiago, construída em 1186. Mais tarde, em 1755, o terremoto que destruiu boa parte de Lisboa destruiu a igreja, que foi reconstruída e hoje tem uma grande livraria. Nela, há livros de autores portugueses e de várias outras línguas, que tomaram o lugar, desde as paredes, até os bancos e o altar.
Logo depois, a reportagem visita um antigo convento que se transformou no maior hotel literário do mundo, o “The Literary Man”. Nele, há mais de 70 mil livros, nos corredores, bares, restaurante, cozinha, nos quartos.
O menu do hotel é inspirado em obras literárias. O empresário Telmo Faria explica que Óbidos virou uma “vila de leitores”. “Óbidos tem uma boa história e excelente geografia. Quando essas duas coisas se juntam, é explosivo, um conjunto de emoções e inspirações que cada um leva quando passa por Óbidos. Aqui acontece muita coisa em volta do livro, trazendo criadores, escritores, mas acima de tudo, de leitores, pessoas apaixonadas pela criação literária”, pontua.
Amanhã, você irá ver detalhes da vida de Fernando Pessoa, um dos mais adorados autores portugueses.