Uma cidade da China, maior que São Paulo, tem 100% do transporte público elétrico. Shenzhen tem 17 milhões de pessoas. A cidade é referência em tecnologia no mundo.
Há dez anos, o cenário de carros elétricos lá era parecido com o nosso. São Paulo, hoje, tem menos de 500 carregadores públicos. Shenzhen tem, atualmente, noventa mil carregadores. E quase 500 mil veículos elétricos, um sexto da frota.
O Jornal da Band foi a Shenzhen e contou 20 carros elétricos passando em 30 segundos. Nenhuma outra cidade do mundo consegue isso.
Os ônibus de Shenzhen são 100% elétricos há seis anos. Por dia um milhão de pessoas usam o transporte. Chen Ye, chefe do centro de gerenciamento inteligente. Além da questão ambiental, o sistema tem alta tecnologia de dados. No centro de controle tudo é analisado para melhorar a qualidade do transporte dia a dia.
A maioria dos ônibus é da marca Byd, que oferece grande autonomia. Os táxis também são totalmente elétricos e a maioria da Byd. Nas estações de carregamento ultra rápido existe uma estrutura com espaço para descanso, lazer e restaurante. Qualquer pessoa pode usar os carregadores e o preço varia conforme o horário.
O taxista Lee Songwei afirma: “Hoje em dia temos a tranquilidade de ter carregador em qualquer lugar, não nos preocupamos mais com isso. É bom para o meio ambiente e também para o nosso bolso. Com o carro elétrico gastamos muito menos”.
O carro elétrico mais barato da byd na china custa o equivalente a R$ 57 mil.