A melhor cachaça do mundo é... É do Brasil, especificamente no interior de São Paulo. Três marcas de um engenho da cidade de Mirassol caíram no gosto dos jurados e venceram a premiação máxima de um importante concurso internacional.
O engenho que produz as cachaças vencedoras vende 95% da bebida no Brasil. Agora, com o reconhecimento internacional, os donos esperam engordar a porcentagem exportada.
“Estamos chegando à Bélgica, França, Espanha. Estamos em contato com os Emirados Árabes, China. Graças a deus, acontece muitas coisas bacanas”, comemorou Giovanni Tápparo, dono do engenho.
Após a colheita, a cachaça precisa passar por processos minuciosos: fermentação, destilação e envelhecimento. A combinação dá cor, sabor e aroma à bebida. Tápparo explica que cada madeira usada no barril faz toda diferença no resultado final do produto.
“Para esse ramo de cachaça, não tem crise. O pessoal bebe o ano inteiro. Uns bebem para esquecer. Outros, para lembrarem”, pontuou Ana Paula Gauviolli, dona de cachaçaria.