Como sair da malha fina? Saiba regularizar situação com a Receita Federal

Quase 1,5 milhão de pessoas estão com pendências com o Imposto de Renda, o que corresponde a pouco mais de 3% do total de declarantes

Recebeu a carta da Receita Federal dizendo que está na malha fina do Imposto de Renda neste ano? Quase 1,5 milhão de pessoas continuam com pendências com o leão, pouco mais de 3% do total de declarações de imposto de renda enviadas neste ano. 

Foi o caso de Lindineia Dias, que recebeu a temida carta da Receita Federal. "Minha filha é menor aprendiz, tem 16 anos, nem imaginava que tinha que declarar uma renda da minha filha", conta. 

Mais de 51,6% dos contribuintes na malha fina fizeram deduções indevidas de despesas médicas. Na maioria das vezes, o problema é de quem presta o serviço de saúde, como explica o contador Luiz Arsênio. "Ele esquece de de transmitir uma declaração chamada DMED. Se o CPF desse contribuinte não foi vinculado dentro da DMED, a despesa médica que ele lançou dentro da Receita Federal consta como não válida", afirma. 

Para resolver isso, é preciso entrar em contato com o profissional de saúde para que ele retifique a DMED. Mas não é preciso ter pânico caso receba uma carta ou notificação de pendências com o imposto de renda. 

Caso queira saber a situação, é só acessar o serviço do Meu Imposto de Renda na página de restituição do IR ou no aplicativo da Receita Federal. E fique atento aos golpes. Além da carta com notificação, a Receita se comunica com o contribuinte através do aplicativo da instituição. 

"Quando é parte de valores que a pessoa esqueceu de lançar, ela lançou a menor ou deixou de lançar, ela pode resolver ainda dentro do ano de 2024. A receita federal não manda mensagem, não manda WhatsApp, não faz ligações", explica o contador. 

O que não pode é ficar com pendências com o leão. Caso ainda tenha, você não poderá tomar empréstimos, ter linha de crédito, financiamentos imobiliários ou até tirar o passaporte para viajar para fora do país.