A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, através do Comitê Científico do Estado de São Paulo, recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados, mas sem obrigatoriedade.
A medida não altera a lei vigente, que determina o uso obrigatório em ambientes hospitalares e no transporte coletivo.
Em entrevista à BandNews TV nesta quarta-feira (1º), o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorintcheyn afirmou que a recomendação é dada pelas baixas temperaturas. “A recomendação deve existir em qualquer lugar de risco. É o que tem sido feito”, comentou.
O secretário, no entanto, reforçou que “não haverá nenhuma obrigatoriedade” quanto ao uso de máscaras em locais fechados, como em restaurantes, bares e casas de eventos.
Flexibilização
O fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi anunciado pelo ex-governador João Doria no dia 17 de março deste ano.
Na época, o Comitê Científico do estado analisou a queda de internações, ocupações de leitos de UTI e ascensão acelerada em vacinação de adultos e crianças. A decisão também levou em conta o bom índice de vacinação da população.
Nesta quarta-feira, a prefeitura de são Paulo também voltou a recomendar o uso máscaras em locais fechados. Por enquanto, não se trata de uma obrigatoriedade, exceto no transporte público e ambientes hospitalares.