Comércio tem balanço positivo e expectativa de aumento nas vendas

Supermercados e farmácias foram alguns dos setores essenciais que tiveram vendas melhores em relação a 2022

Da redação

Com a previsão de vendas quase 6% maiores para o natal desse ano, a Confederação Nacional do Comércio acredita que 2023 deve terminar com números positivos para o varejo.

O setor deve fechar o ano com alta de quase 2%. Supermercados e farmácias foram alguns dos setores essenciais que tiveram vendas melhores em relação a 2022.

O levantamento mostra que o setor que teve a maior alta foi o de combustíveis: 5% a mais nas vendas na comparação com o ano passado. Para os economistas, um indicador positivo, já que o segmento serve como termômetro de toda economia.

O controle da inflação e a tendência de queda nos juros ajudam. Para o ano que vem, a expectativa é de um crescimento de 1,5%.

“Esse aquecimento do mercado de trabalho, essa descendente da taxa de desemprego, se a gente conseguir manter a mesma trajetória e aí alcançar até o final do ano em torno de 7% do desemprego, o setor de varejo tende também a se beneficia”, afirmou Felipe Tavares, economista da CNC.

Apesar desses desafios, a mudanças na condução da política monetária, recuo na taxa de câmbio e sinais positivos do mercado de trabalho.

Mais notícias

Carregar mais