Comerciantes são alvo de novo golpe do falso Pix; saiba como evitar

Golpistas utilizam aplicativo falso e simulam pagamentos para enganar lojistas e levar produtos

Da redação

Tem um novo golpe do Pix por aí e desta vez os alvos são os comerciantes. É a falsa transferência, onde o golpista utiliza um aplicativo falso e simula o pagamento por Pix, levando produtos sem pagar. Ele chega a mostrar um comprovante igualzinho ao original, só que é tudo mentira. 

Um jeito de se prevenir do golpe é gerar um QR Code para pagamentos via Pix. Por esse meio, o comerciante pode digitar o valor exato que irá receber. O cliente então escaneia o código gerado e o dinheiro cai direto na conta do vendedor. 

A dica vale também para os pequenos comércios, porque é possível gerar um código igual, feito pelo próprio aplicativo do banco. Os alvos preferidos dos golpistas são justamente os pequenos lojistas. Carlos Alberto Oliveira, que é vendedor ambulante, conferia a transferência só no celular do cliente, mas agora sabe evitar a situação. 

"Olho bem se o Pix está com valor, se está a transferência, olho tudo no meu celular", diz. Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, explica que é possível receber o comprovante do pagamento pelo celular. "A maior parte dos bancos brasileiros mandam o comprovante pelo aplicativo. Não é SMS. Então nesse momento você sabe que efetivamente houve uma transferência. E nesse momento você libera o bem pro cliente", pontua. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.