Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, se prepara para reabrir as portas daqui a um ano. O próximo passo é a reforma do famoso jardim francês.
Nesta terça-feira (31), faltam exatos 372 dias para a reabertura do local que conta a história da independência do Brasil. O museu do Ipiranga está fechado desde 2013 por problemas estruturais. 70% das obras já estão concluídas.
O governo de São Paulo anunciou o início da reforma do jardim francês, com a recuperação das fontes, que é por onde os visitantes vão passar para acessar o prédio histórico, construído entre 1885 e 1890.
Essa é a primeira vez que uma equipe de televisão anda de ponta a ponta na nova estrutura do museu. Um prédio moderno que vai abrigar um auditório, lojas, cafés.
Quando for reaberto, em paulista promete um mês de festa para comemorar: de 7 de agosto a 7 de setembro do ano que vem, data em que o Brasil vai comemorar o bicentenário da independência.
“Nós pretendemos mudar a história do museu. Você vinha uma vez com a escola e depois ninguém mais retornava. O nosso âmbito é tornar essa linguagem contemporânea, onde o acervo e as exposições sejam cíclicas, e que o público seja convidado a revisitar o museu”, explica Frederico Martinelli, engenheiro civil da Fundação de Apoio à USP, responsável pela gestão do museu.