Com tecnologia e pesquisa, produção de amendoim quadruplica no Brasil

Uma das explicações está em estudos genéticos, que criaram variedades mais resistentes e saudáveis

Com tecnologia e pesquisa, produção do amendoim quadruplica
Freepik

Segundo uma pesquisa do Ministério da Agricultura e Agropecuária, o desenvolvimento em tecnologia e o avanço na plantação de amendoim quadruplicar desde 2010 no Brasil. O país passou de 180 mil hectares em 2015 para mais de 300 mil em 2024. 

Uma das explicações está em estudos genéticos, que criaram variedades mais resistentes e saudáveis, o que fez o Brasil se tornar um dos cinco maiores exportadores do mundo. Pelo menos 70% do amendoim produzido aqui, vai para fora.

Falando em consumo, o Brasil consome somente um quilo por pessoa ao ano. Enquanto nos Estados Unidos chega a seis quilos e na China 13 quilos. 

O Estado de São Paulo é o maior responsável pela produção, com 80% do país sendo produzido na região. Conforme o setor, a expectativa é que esse cultivo continue crescendo, já que a demanda internacional pelo produto está aumentando.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.