Com medo de roubos de celular, brasileiros adotam estratégias para evitar maiores prejuízos

Pesquisa aponta que três em cada 10 brasileiros deixam em casa aparelhos que têm aplicativos bancários

Ana Weber

Mais de 100 celulares são roubados por hora no Brasil, o que gera muito prejuízo para as vítimas, principalmente caso os criminosos acessem aplicativos bancários. Com o medo dos prejuízos além da perda material, três em cada 10 brasileiros deixam em casa aparelhos que têm aplicativos bancários. É o que aponta a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Ana Paula Prado é uma dessas pessoas que mudou a estratégia para evitar maiores prejuízos. A profissional de relações públicas usa dois aparelhos, um ela leva na bolsa e outro deixa em casa, com aplicativos bancários. "É mais fácil fazer isso do que toda a burocracia após roubarem o aparelho", diz.

Nos últimos 12 meses, o prejuízo para as vítimas foi de R$ 22 bilhões, o que vai bem além da perda material. Rafael Alcadipani, Professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explica que a impunidade gera maior prejuízo às vítimas.

"Há os receptadores também, que lucram com os roubos. E quem rouba sai antes da delegacia do que a vítima", comenta o professor. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.