Um dos cartões-postais mais famosos da Itália é Veneza. A romântica cidade no norte do país tem charme de sobra: história, cultura, arquitetura e os canais tomados pelas famosas gôndolas. Porém, as inundações e a superlotação de turistas podem colocar a cidade italiana na lista de patrimônios mundiais em perigo.
Desde 1987, a água subiu 30 centímetros e poucas edificações estão construídas sobre terra firme. As inundações acontecem quase sempre no fim do ano e estão fazendo Veneza afundar.
A degradação da cidade italiana vem aumentando por causa do excesso de turistas e do aumento do nível do mar adriático, uma consequência das mudanças climáticas. Além dos alagamentos, a água salgada ainda corrói as construções históricas.
Preocupada com a situação, a UNESCO recomendou que Veneza seja adicionada à lista de patrimônios mundiais em perigo. A agência das nações unidas afirmou que não houve progresso no combate a esses problemas e pediu máxima dedicação do governo italiano para preservar os valores culturais e ambientais da cidade.
Desde 2004, um projeto de engenharia civil tenta salvar Veneza das inundações com a construção de uma barragem. Dezenas de comportas metálicas instaladas nas ligações com o mar adriático. O projeto bilionário, que funciona atualmente em modo emergencial, teve uma trajetória marcada por atrasos e escândalos de corrupção. A promessa é que as comportas estejam funcionando com total capacidade até 2025.