O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto ou o acidente vascular cerebral, o AVC. O problema é que ele dificilmente dá sinais de que está alto, o que só pode ser detectado com exames de sangue. E, em muitos casos, ele nem sempre está ligado apenas a má alimentação.
Em entrevista ao Jornal da Band, o médico Daniel Magnoni explica que apenas 17% dos casos de colesterol alto são causados pelo consumo de gordura e alimentos ultra processados em excesso. A maioria tem o fator genético como causa principal.
“Estão relacionados a própria genética. Claro que pessoas com a genética boa podem ter provas laboratoriais, mas à medida que tem o estilo de vida errado”, disse.
O segredo para ter uma boa saúde é ter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, sono adequado e, principalmente, atividade física. São medidas que ajudam a controlar o nível do colesterol ruim.
“O colesterol elevado não se trata apenas de medicamentos, mas com mudança de estilo de vida, incorporando atividades físicas, mais consumo de fibras, reduzindo calorias, açúcares, e gordura saturada”, completou.