Polícia apreende 23 toneladas de cocaína em tonéis de gordura no Porto de Santos

Traficantes tentaram enganar a fiscalização escondendo a droga em um lugar improvável: em uma carga de gordura vegetal. Não deu certo.

Da Redação

Traficantes tentaram enganar a fiscalização escondendo cocaína em tonéis de gordura vegetal que seria exportada pelo porto de Santos (SP). Essa foi a primeira apreensão do tipo no país.

Os tabletes de cocaína estavam mergulhados em uma carga de 23 toneladas de gordura vegetal que seguiria no fim de semana para Portugal.

Ao analisar as imagens pelo scanner, os fiscais da receita suspeitaram do carregamento dentro de um isotank -- que é um equipamento cilíndrico de aço para carregar líquidos a granel.

As autoridades levaram 48 horas para retirar a droga de dentro dos tonéis de gordura vegetal. A apreensão total foi de 1 tonelada e 273 quilos de cocaína.

Por causa das características do produto, que em temperatura ambiente se solidifica, os profissionais tiveram que aquecer a gordura e realizar a drenagem para outro isotank. Em seguida, fizeram o resfriamento do equipamento onde a cocaína estava escondida.

A cada dia, os traficantes buscam alternativas para mandar a droga para a Europa pelos portos brasileiros. A droga achada entre quinta e sexta-feira (25) seria vendida por cerca de 45 milhões de euros, o equivalente a R$ 265 milhões.

Só neste ano, a Receita e a Polícia Federal apreenderam quase 8 toneladas de cocaína no porto de SAutoantos, o maior do país.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.