Cientistas encontram microplásticos em coração humano

As partículas possuem cerca de cinco milímetros de comprimento e são liberadas no ar, na água e nos alimentos por plásticos de uso único, como talheres e copos

Por João Marcelo

Um alerta contra a poluição: cientistas acharam pela primeira vez microplásticos num coração humano.

As partículas possuem cerca de cinco milímetros de comprimento e são liberadas no ar, na água e nos alimentos por plásticos de uso único, como talheres e copos.

Médicos do hospital Anzhen, na China, encontraram nove tipos de microplásticos - comuns em roupas, embalagens de alimentos e tintas -, em diferentes amostras de sangue e tecido cardíaco de pacientes com histórico de problemas no coração. 

A pesquisa publicada em uma revista científica indica que o material pode ter sido inalado ou ingerido e que, em contato com o sangue, pode se prender aos glóbulos vermelhos e afetar a capacidade de transporte de oxigênio. 

“A gente poderia ter sintomas associados do tipo reações alérgicas, dor de cabeça, alterações respiratórias, alterações inflamatórias no pulmão precipitando ou desenvolvendo crises de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e até alguns tipos de câncer”, explica o médico oncologista Luis Felipe Matiusso.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.