Cidades Excelentes: Três municípios no Sudeste têm menor taxa de homicídios do país

Uberlândia, em MG, Santo André e Guarulhos, em SP, contam são campeãs na segurança, segundo indicadores do Instituto Áquila, para municípios com mais de 500 mil habitantes

Érico Gabriel

Uma cidade segura significa mais qualidade de vida para a população e atrai novos investimentos. Por isso, as cidades de Uberlândia, em Minas Gerais, Santo André e Guarulhos, em São Paulo, se destacaram no quesito segurança pública pelo Índice de Gestão Municipal Áquila (Igma), utilizado no Prêmio Band Cidades Excelentes.

Os municípios, avaliados entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, são considerados os mais seguros pelo Igma. Afonso Valle, sócio consultor do Instituto Áquila, explica como o índice avalia o desenvolvimento dos municípios. 

"Representa uma cidade segura, que atrai não só empresas, pessoas, torna o dia-a-dia mais tranquilo, tornando cada vez mais atraente investimentos, estudantes, empresas, enfim, geração de trabalho, que gera renda, poder de consumo, então segurança é o que todos querem", explica. 

Uberlândia no Triângulo Mineiro, possui a menor taxa de homicídios para municípios com mais de 500 mil habitantes. O pódio é completo por Santo André e Guarulhos. 

No município, a sensação de segurança aumentou com a instalação de mais de 2 mil câmeras em escolas públicas e na zona rural, como pontua Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia. "Temos o cinturão de segurança, que é todas as saídas da cidade cobertas por câmeras. É uma ação conjunta, entre prefeitura e polícias, para que os resultados possam ser alcançados em benefício da população", afirma. 

A integração entre as polícias e a gestão da cidade contribuem para o baixo índice, como explica o delegado-chefe Marcos Tadeu. "A união dos esforços no combate à criminalidade organizada, organizações criminosas, associações criminosas, também impactam diretamente na redução dos índices de crimes violentos aqui na região", indica o delegado. 

Neste ano, o Prêmio Band Cidades Excelentes analisa vários pilares para avaliar a evolução do mandato dos prefeitos, comparando 2021, com 2024. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.