Cidades Excelentes: IGMA vira fonte para pesquisadores

Índice de Gestão Municipal Áquila é a base para o prêmio Band Cidades Excelentes, que esse ano vai ter sua quinta edição

Marcio Campos

Fonte de pesquisa para eleitores, para prefeitos e agora também para pesquisadores. O Índice de Gestão Municipal Aquila é a base para o prêmio Band Cidades Excelentes, que esse ano vai ter sua quinta edição.

Patos, no semiárido paraibano, tem 100 mil habitantes, e é cercada por nove pequenos municípios. Quixabá, com cinco mil moradores, foi um dos que receberam menos recursos federais em 2022, mas ainda assim se destacou na educação no Índice Áquila e virou tema do mestrado da Silvia sobre administração pública. 

A gente optou pelo Índice de Gestão Municipal Áquila porque ele tem uma cobertura digamos assim de vários indicadores ligados ao pilar da educação e abrange todos os municípios”, disse Silvia Barros. 

Muitos pesquisadores têm utilizado o IGMA como referência técnica no Brasil e no exterior.  

“Passou a ser local de consulta pública que ajuda na criação de artigos acadêmicos, teses, mestrados, doutorados”, disse Leonardo Rischele, consultor sócio do Instituto Áquila.

O IGMA é a primeira plataforma big data do país a contemplar dados dos 5.570 municípios brasileiros, e analisa 71 indicadores distribuídos em seis pilares. 

Essa medição é feita com dados oficiais que as prefeituras enviam para o governo federal. A inteligência artificial da plataforma IGMA consolida, cruza e organiza os dados de cada município. É com base nessas informações que o prêmio Cidades Excelentes incentiva, reconhece e valoriza as boas práticas de gestão pública. 

Foi com base no IGMA que Sérgio Victor definiu as prioridades de governo ao se candidatar a prefeito de Taubaté no interior de São Paulo. 

 “A cidade de Taubaté estava em uma situação financeira e de governança muito ruim, tanto é que reflete nos indicadores do IGMA, e esse é o primeiro grande desafio a ser resolvido”, disse o prefeito. 

Os vencedores da etapa estadual, que começa agora, disputam no fim do ano a etapa nacional. Cerca de 84% dos prefeitos premiados em 2024 foram reeleitos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias