Cidade no sul da Ucrânia vira principal refúgio para civis que fogem da guerra

Centenas de pessoas chegam de carro, de ônibus e até a pé. Elas fogem de grandes cidades como Mariupol e pequenos vilarejos que foram destruídos

Por Yan Boechat

A cidade de Zaporidja, no sul da Ucrânia, ainda resiste ao avanço das tropas russas e se tornou o principal refúgio para civis que fogem da guerra.

Centenas de pessoas chegam de carro, de ônibus e até a pé. Elas fogem de grandes cidades como Mariupol e pequenos vilarejos que foram destruídos.

Zaporijia está distante de onde as batalhas estão acontecendo. E é com isso que os ucranianos contam no momento em que buscam um lugar para fugir da invasão russa.

O ucraniano Alexey conversou com o enviado especial da Band, Yan Boechat, e contou que a chegada de pessoas na cidade varia de acordo com o avanço dos soldados russos.

"Varia muito a cada dia. Pode ser apenas algumas famílias quando a situação está muito difícil, “quando os bombardeios estão muito intensos ou quando os soldados russos não querem deixar os civis saírem... até dias que temos duas mil e 500 pessoas”, disse.

Alexey faz parte de um grupo de voluntários que atuam em um centro de recepção. Lá, quem foge da guerra recebe comida, roupas, brinquedos e assistência para encontrar um local para ficar.

Mais notícias

Carregar mais