“Chuva preta” é causada por fuligem provocada pelas queimadas no Brasil

Fenômeno foi registrado em cidades do Rio Grande do Sul e Uruguai

Da redação

Moradores de cidades da Região Sul do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno da "chuva preta". Os relatos são de cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte e a chuva teria acontecido na segunda-feira (9).

O fenômeno, conhecido como chuva preta atingiu as cidades do RS, mas também há registros no Uruguai. Segundo especialistas, a causa é a fumaça das queimadas em diversas regiões do Brasil.  


A gente tem, nesses últimos dias, um grande transporte de fumaça de países vizinhos e também da região mais central brasileira para o Rio Grande do Sul e já tivemos ano passado ocorrências desse fenômeno. Chuva preta é basicamente onde fuligem se concentra”, explicou Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo. 

A chuva preta surge quando partículas de fuligem presentes na atmosfera se mistura com a água das nuvens e caem na forma de chuva escura. 

Meteorologistas apontam que, nos próximos dias, outras regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná poderão ter o fenômeno. A chuva preta também pode ocorrer em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Em Porto Alegre, a chuva está prevista para esta quinta-feira (12) e há chance de trazer a fuligem da atmosfera para a superfície. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais